sexta-feira, abril 14, 2006

Arte, Cinema, Educação



Imagens que nos encantam e mostram a ligação entre a arte do cinema, a ciência e a educação.
A “Sloan Foundation” oferece prémios a escolas de Arte e Cinema, cujos alunos façam films sobre ciência. Quase todos os filmes são curtas-metragens sobre um tema científico, como por exemplo “Chasing Patterns” descobrir os padrões existentes na natureza, “Concrete” sobre as plantas numa cidade ou “Paprika” sobre Albert Szent-Györgyi, prémio Nobel em 1937 pelo seu trabalho no isolamento da vitamina C (para ver os filmes clicar aqui).

O cinema, assim como a fotografia, a dança, etc, como forma de arte não ocupam um espaço muito significativo no currículo escolar, ampliando a um desconhecimento sobre o que é arte mas sobretudo a uma estranheza quando se associa o cinema a esta categoria. Mas pode o professor usar a “arte” para desenvolver o seu currículo disciplinar? Sim, estes pequenos filmes são um belíssimo exemplo dessa possibilidade. Assim, talvez se contribua para um crescente prazer no contacto com diferentes meios de expressão artística e numa melhor compreensão sobre a sua possibilidade de integração no contexto escolar.

*As imagens foram retiradas de http://www.movingimage.us/science/ acedido em Abril 14, 2006. Correspondem aos filmes: Concrete de Andy Watts, 15 minutos; Chasing Patterns de Monika Henning, 17 minutos; Paprika de Katalin Nivelt Anguelov, 7minutos.