terça-feira, outubro 04, 2005

Dia Mundial do Professor

Orgulho-me de ser professor e de todos os meus professores. Tive-os muito bons e ..alguns menos bons. Mas deixem que partilhe esta minha sensação convosco: os meus primeiros professores foram o meu pai e a minha mãe. Sim, acreditem...ensinaram-me a falar, a andar, a brincar, a respeitar os meus irmãos, a amar o meu país, a respeitar e amar aqueles que eram nossos vizinhos, a não gastar muito dinheiro, a estudar quando fomos para a escola. É verdade! Depois vieram os " outros " professores que me ensinaram a ler, escrever, contar. Mais tarde alguns ensinaram-me a tocar um instrumento, outros ensinaram-me a História , a Filosofia, outros ajudaram-me a fazer desportos...Agora , tenho ainda alguns professores que me ajudam a ser melhor professor, que ajudam a programar as minhas actividades que me fazem meditar sobre a " Docência "e tudo o que lhe diz respeito. Acreditem que eu gosto dos meus professores.
Realmente é bom ter tido e ainda ter bons professores. Estou grato a todos! Mas, não posso deixar de o dizer: os primeiros professores dos meus filhos fui eu e a minha esposa ( modéstia aparte). Ou teremos sido os primeiros "educadores" ?
Desta pequena reflexão só pode resultar uma conclusão: só há Educação
quando os pais também se " casam " com a escola e quando eles fizerem o que lhes está consagrado moral e institucionalmente: Educar os seus filhos. Assim, o professor terá o Tempo, a disponibilidade, o prazer e a alegria de amar os seus alunos ensinando-os...

1 comentário:

Miguel Pinto disse...

“só há Educação quando os pais também se " casam " com a escola e quando eles fizerem o que lhes está consagrado moral e institucionalmente: Educar os seus filhos.”
Eis o grande problema: os casamentos por conveniência… outros dirão que o problema será o próprio casamento…