sexta-feira, novembro 26, 2004
Mais um visitante...
quinta-feira, novembro 25, 2004
Reflexões sobre a inquietação
Por isso, fico feliz quando encontro gente jovem – e menos jovem... – gozando o prazer de busca da verdade. E vós prefigurais essa busca, respondendo ao desafio de caracterizar a cultura pós-moderna. Usando a “arma” que convencionámos, mais tacitamente do que por definição prévia, que seria a nossa: a Internet, através do nosso blog.
Já vos cumprimentei pela produtividade – textos encontrados, “sites” descobertos, reflexão participada, tudo isso em pouco dias. Estou certo que amanhã teremos uma boa tarde de discussão para a qual deixo, aqui, algumas sugestões.
Quais as características da pós-modernidade que mais têm afectado a escola?
Poder-se-á falar de currículos pós-modernos, em contraposição com currículos tradicionais?
Será que ”as mudanças da sociedade ameaçam a escola”?
Qual o papel das tecnologias mais sofisticadas na educação de amanhã?
Quais as possíveis repercussões culturais derivadas do mundo pós-moderno?
Espero que outras, vossas, se juntem a estas.
*****
Estive hoje de manhã numa sessão de homenagem ao Professor Doutor Vítor Aguiar e Silva, que foi docente das Universidades de Coimbra e do Minho, e que se reformou há dois anos. Aguiar e Silva foi (é) um investigador da literatura portuguesa, grande camonista, e durante a sua estadia em Braga mereceu a admiração e o respeito pelas suas grandes qualidades. Foi uma homenagem emocionante, em especial porque o elogio do homenageado foi feito por uma sua antiga professora de Coimbra, a Doutora Maria Helena Rocha Pereira, hoje com 79 anos, que evocou o seu passado de estudante universitário. Inquieto, como eu presumi que serão os alunos de hoje, os que querem aprender. Inquieto ainda hoje, quando, ao agradecer a homenagem, se manifestou preocupado com a “empresarialização” das universidades, que tende a esquecer a sua vertente cultural profunda.
Tivemos uma visita...
De: Miguel Pinto
Data: 11/24/04 21:27:30
Para: vfreitas@iec.uminho.pt
Assunto: [Currículo & Cultura] 11/24/2004 09:27:15 PM
Agradeço a referência ao Outro olhar e felicito-as pelo arrojo e dinâmica que transparece dos vossos textos. A comunidade docente pulsa intensamente na blogosfera. Parabéns.
--Posted by Miguel Pinto to Currículo & Cultura at 11/24/2004 09:27:15 PM
Como sabem, o nosso blog não é aberto, mas não devemos deixar de sentir satisfação por quem assim nos julga.
Logo farei os tais comentários...
quarta-feira, novembro 24, 2004
Sobre a evolução da sociedade e a educação
Achei o projecto “Internet na Escola Básica Inicial” muito interessante e, por coincidência, veio de encontro à reflexão que tenho andado a fazer com todas estas leituras e também devido a um episódio que aconteceu a semana passada numa das minhas aulas de Área Projecto, que passo a descrever: nessa aula levei os meus alunos para a sala de Informática para pesquisar na Internet sobre os temas escolhidos, nessa pesquisa apareceu um site de uma escola, também EB1, que achamos interessantíssimo pelo que a nossa vontade foi de fazer uma apresentação dos trabalhos de uma forma semelhante, ou seja, através de um site na Internet. Mas deparamos com o problema de nem eu nem o meu colega (nem nenhum dos alunos) sabermos como construir páginas na Internet. Este problema, a reflexão sobre como resolve-lo e os textos que li no Blog mostram que ser professor nos dias de hoje é um grande desafio pois a evolução tecnológica acontece tão rapidamente que tenho a sensação que basta um momento de desatenção para “perder o comboio”e ficarmos pelo caminho… Será que não é isto que está a acontecer em relação à educação? Será que a evolução da sociedade e as consequentes alterações que se dão a diferentes níveis ocorrem de uma forma tão rápida que torna quase impossível o seu acompanhamento por parte da escola? E, mesmo que houvesse uma vontade de todos os agentes intervenientes no processo será que o sistema, da forma como funciona neste momento, será passível de ser alterado num espaço de tempo tão curto? E estas perguntas trazem outro tema a discussão que é a forma como se realiza a formação/actualização dos professores. Assunto polémico e sobre ele só gostaria de deixar aqui uma ideia que defendo e, que este ano já ouvi outro colega que frequenta outro mestrado e que não conhecia, defender também: penso que os professores deveriam ter, depois de alguns anos de serviço, um ano em que fossem dispensados das aulas e que, obrigatoriamente, frequentassem um curso de actualização numa Universidade ou Instituto Politécnico. Há muita informação, fruto da investigação que continuamente se realiza, que é necessário os professores conhecerem para que depois possam modificar/adequar a sua prática na escola levando desta forma uma lufada de ar fresco que, muitas vezes, é quanto basta para que aquela escola volte a tornar válida a razão da sua existência para os seus alunos.
Antes de terminar gostaria de fazer uma referência a outro tema: o da educação através de outros meios como os de comunicação, em particular a televisão. Sobre um aspecto deste tema fiz um breve comentário no dia 12 deste mês e, só para ilustrar esse comentário refiro, como exemplo, três programas televisivos que podem ser utilizados nas aulas. O primeiro é o “Ponto Verde”, o segundo “Causas Comuns” e o terceiro “Zig Zag” (conjunto de programas infantis em que existe sempre um episódio no qual as crianças podem observar a forma como outras crianças, que vivem em países diferentes do seu, pertencentes a outras culturas, vivem o seu dia-a-dia. Penso que são óptimas oportunidades que o professor tem para trabalhar com os seus alunos utilizando um meio audiovisual que lhes é familiar e, por si só, motivador para eles.
Escola EB1 de Guimarães nº 10 - MOTELO
Para ler o texto sugerido pela Dalila
Comentário 1
terça-feira, novembro 23, 2004
A educação na pós-modernidade
Na pesquisa que estive a fazer sobre o tema apresentado para as próximas semanas encontrei um texto que achei bastante interessante sobre o ensino no momento histórico actual. Apesar do tema central ser “ A formação do profissional enfermeiro baseada no modelo proposto por Donald A. Schon”, a primeira parte é uma reflexão sobre a era pós-moderna abordando diversos aspectos que, a meu ver, tem todo o interesse para os professores actuais. Por isso proponho a sua leitura aqui.
domingo, novembro 21, 2004
O último tópico para discussão
Entretanto, o último tópico que previ para análise e discussão é “A cultura pós-moderna e o currículo escolar”. Proponho, assim, que para as duas próximas sextas-feiras (26 de Novembro e 3 de Dezembro) seja esse o tema. Começaremos por falar da mudança (relembrando Fullan) e passaremos depois à cultura pós-moderna. Também nesta área há uma revista electrónica, Postmoderm Culture, que vale a pena visitar.
Há, em português, um livro importante, Mudança e Inovação na Pós-Modernidade. Perspectivas Curriculares, de Margarida Ramires Fernandes (Edição Porto Editora, Colecção Ciências da Educação, 2000) e um artigo, por mim publicado também em 2000 na Revista de Educação intitulado “O currículo em debate: positivismo – pós-modernismo; Teoria – prática”, que, não estando on line, vou enviar por e-mail a cada um de vós.
Bom trabalho!